O guitarrista Fabio Golfetti (GONG / Violeta de Outono), desenvolve uma carreira solo sob o nome ÓPERA INVISÍVEL (INVISIBLE OPERA COMPANY OF TIBET), baseado numa idéia que partiu do músico australiano Daevid Allen, de conectar artistas de diferentes países, trazendo um som abrangente, que vai da música eletrônica e experimental, explorando música meditativa de influência étnica.
Desde o início da carreira, Fabio Golfetti incorpora princípios e sonoridades da música meditativa de várias culturas, transcendendo a música a um plano “cósmico” através de sons mântricos e “drones” (notas fixas, contínuas, numa única tonalidade).
Ópera Invisível surgiu em 1989 em São Paulo. Fabio Golfetti, durante as gravações do álbum Em Toda Parte do grupo de rock Violeta de Outono, começou a introduzir elementos musicais de culturas exóticas, indígenas, africanas, asiáticas, através dos primeiros computadores utilizados para composição musical.
Como no “free jazz” que em décadas anteriores incorporou a música espiritual de diversas culturas, esse conceito musical posteriormente passou a ser conhecido como “World Music” e “New Age”.
Fabio utiliza a técnica “guitarra glissando”, que possibilita extrair da guitarra, sons contínuos e atmosféricos, e ruídos musicais. Essa técnica consiste em deslizar ou percutir as cordas da guitarra com uma barra metálica com a mão direita, como um arco de violino, criando uma ressonância de oitavas e harmônicos.
Este single, lançado originalmente em 1989 pela gravadora Wop Bop, apresenta a primeira composição sob o nome Ópera Invisível, a canção Numa Pessoa Só, executado com guitarra glissando, tambura e balafon (marimba africana). Inclui também a primeira demo gravada ainda nas sessões do disco Em Toda Parte, numa versão com sintetizadores.
***********
Numa Pessoa Só (single)*
Gravado em Fevereiro de 1989, em São Paulo no Invisível home estúdio
Fabio Golfetti: guitarra, glissando, tambura, balafon
Numa Pessoa Só (demo)
Gravado em Setembro de 1988, em São Paulo no Invisível home estúdio
Fabio Golfetti: guitarra, glissando, sintetizador
*Originalmente lançado em flexi-disc pela gravadora Wop Bop em Julho de 1989
Masterizado no Music Magick Studio em Dezembro de 2020 por Fabio Golfetti
Foto interna: Lia